Amazon e Microchip desenvolvem plataforma de segurança para Internet das Coisas: É praticamente uma unanimidade que uma das grandes ondas para o futuro é a Internet das Coisas. Trata-se de uma ideia em que qualquer objeto pode ser conectado à grande rede. Como exemplo podemos citar as lâmpadas Hue da Philips, cujas cores da iluminação podem ser controladas por meio de um aplicativo para celular. Estima-se que haverá 24 bilhões de dispositivos conectados em 2020, com oportunidade de negócios de cerca de US$ 6 trilhões, de acordo com o site Business Insider.

Como qualquer aparelho conectado à internet, a segurança é um ponto importante, e uma parceria entre a Amazon Web Service, serviço de hospedagem e cloud da gigante do comércio eletrônico, e a Microship, fabricante norte-americana de circuito integrado analógicos, firmaram uma parceria para desenvolver uma plataforma de segurança para a Internet das Coisas.

Um dos maiores desafios é a comunicação entre o dispositivo e o serviço de cloud ao qual está conectado. Os fabricantes precisam gerar, de modo seguro, uma chave de criptografia única para cada dispositivo, proteger a confidencialidade da chave pela cadeia de fabricação, garantir que o usuário final poderá estabelecer uma conexão segura com o servidor web e proteger essas chaves durante todo ciclo de vida do produto.

De acordo com Eustace Asanghanwa, engenheiro de marketing de produto da Microchip, as soluções existentes hoje são muito caras e com uma logística muito complicada. Para facilitar a vida dos fabricantes, a companhia desenvolveu o ECC508, um circuito inter-integrado que vai sob o processador principal do dispositivo. Ou seja, é preciso apenas adicionar o chip à placa do aparelho. O ECC508 contém várias camadas de segurança, tanto lógica como físicas.

Com esse chip, um dispositivo de Internet das Coisas pode se conectar com o Amazon Web Server para registrar a certificação no momento da primeira conexão, usando uma certificação de raiz, que são muito confiáveis. Embora grande parte das tarefas sejam feitas pelo produto da Microchip, a administração das chaves continua sendo da fabricante do aparelho e do usuário final. O ECC508 possui proteção contra pirataria e clonagem, impedindo a reutilização das identificações de dispositivo e o registro feito fora da localização geográfica esperada.

“Amazon e Microchip desenvolvem plataforma de segurança para Internet das Coisas”

FONTE: CANALTECH


Conteúdos que você pode gostar também:

Montanha de dados exige profissionais capacitados

Montanha de dados exige profissionais capacitados: A maior dificuldade dos líderes de marketing no mundo digital…

Computação em nuvem irá dominar os negócios em tecnologia até 2020

Computação em nuvem irá dominar os negócios em tecnologia até 2020: O Gartner anuncia que até 2020 as empresas que não…

De Cloud-first para Cloud-only

De Cloud-first para Cloud-only: Nos últimos anos, estratégias de cloud-first e cloud-only vêm substituindo a postura…