Amazon tem 31% do mercado de infraestrutura em nuvem, segundo Gartner: Amazon Web Services (AWS) continua liderando o mercado: Amazon Web Services (AWS) continua liderando o mercado de infraestrutura de nuvem, segundo os números divulgados pela consultoria Gartner. A empresa passou o segundo trimestre de 2016 com 31% da quota de mercado, seguida da Microsoft, IBM e Google.

A Amazon tem conseguido a liderança devido à sua ampla gama de serviços em nuvem, principalmente com a IaaS (infraestrutura como serviço). Desde 2006, quando assumiu o topo dos serviços de infraestrutura em nuvem, a companhia continua a crescer rapidamente no ramo, melhorando consideravelmente sua quota. Apesar disso, a concorrência da Microsoft, IBM e Google tem aumentado a um ritmo impressionante. No segundo trimestre, o mercado global de serviços de infraestrutura em nuvem expandiu 51% na comparação anual, com Microsoft e Google atingindo mais de 100% de crescimento. As vendas do AWS cresceram 53% no trimestre anterior, mas sua taxa de crescimento tem diminuído gradualmente, com 63% no quarto trimestre de 2015 e 57% no primeiro trimestre de 2016.

amzon-tem-adtsys

Para combater a concorrência no setor, um dos objetivos da Amazon é oferecer uma oferta de nuvem mais abrangente. Por isso, a empresa abriu dois novos centos de dados em Mumbai, na Índia, para acelerar a expansão de seus serviços de nuvem na região da Ásia-Pacífico. Os novos data centers ajudarão a empresa a conquistar novos clientes, explorando a crescente demanda por serviços de infraestrutura de nuvem na região. Outra tendência importante divulgada pela Gartner é que as quatro principais empresas do setor aumentaram juntas sua participação de mercado, de 51% no quarto trimestre de 2015 para 54% no segundo trimestre de 2016. Isso deve-se ao fato de tais empresas realizarem aquisições, como no caso da Cloud9 pela Amazon, e também por oferecerem mais ofertas e qualidade em seus serviços.

“Amazon tem 31% do mercado de infraestrutura em nuvem, segundo Gartner:”

FONTE: CANALTECH


Conteúdos que você pode gostar também:

Inteligência Artificial e os benefícios do deep learning

Inteligência Artificial e os benefícios do deep learning: Junto com diversas pesquisas e descobertas relacionadas ao…

Infrastructure as a Code: Gerencie nuvens com eficiência

Saiba mais sobre o termo Infrastructure as a Code O termo Infrastructure as a Code (Infraestrutura como Código) tem se…

Como migrar pra cloud computing de forma segura?

Dicas de como migrar para cloud computing com segurança O fato de migrar pra cloud computing nada mais é do que uma…